Tudo sobre energia renovável em Data Centers: o futuro do armazenamento de dados é verde!
Se você chegou até aqui é porque tem curiosidade de saber tudo sobre energia renovável em Data Centers. Não há dúvidas de que essa seja uma das maiores preocupações do setor, principalmente com o aumento da demanda por tecnologias sustentáveis nos últimos anos.
Mas, saiba que falar em Data Center é falar em energia renovável! Afinal, a eficiência energética é uma pauta constante entre os gestores e temos diversos exemplos que comprovam que o futuro dos dados é verde!
A seguir, falamos um pouco mais sobre o tema, apresentando um panorama de sua importância e do que esperar para o futuro. Acompanhe!
Energia crítica: quais os principais desafios energéticos dos Data Centers no Brasil e América Latina?
Sabemos que a energia ininterrupta é um elemento indispensável para a operação e o desenvolvimento dos Data Centers. Isso porque, essas infraestruturas precisam de eletricidade para que a informação esteja sempre disponível.
Porém, o cenário atual é desafiador. O armazenamento de dados depende cada vez mais de investimentos em energia limpa para garantir seu avanço, qualidade e disponibilidade. Entenda os principais obstáculos!
Disponibilidade energética em certas regiões
O mercado pede pela construção de novos Data Centers, mas algumas regiões não têm condições energéticas para suprir essa demanda. Ou seja, falta potência energética nos locais em que precisamos de mais infraestruturas.
Confiabilidade do fornecimento de energia
Outro desafio considerável do setor está relacionado às constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica em alguns estados brasileiros e países da América Latina. Assim, temos um cenário de instabilidade que prejudica a resiliência e disponibilidade do serviço.
Matriz energética
De modo geral, o Brasil ainda é muito dependente das hidrelétricas para geração de energia. Esse cenário é um risco, especialmente em épocas de crises hídricas, em que falta energia e o custo aumenta com o acionamento das termelétricas.
Consumo energético dos Data Centers
Por fim, não podemos deixar de destacar que o consumo de energia dentro dos Data Centers é elevado. Afinal, estamos falando de equipamentos robustos operando 24 horas por dia, 7 dias por semana para garantir o processamento de dados e o próprio resfriamento do sistema.
Tudo sobre energia renovável em Data Centers: o futuro do armazenamento de dados é verde!
Embora os desafios apresentados gerem preocupação em todo o mercado, eles são um ponto de partida para soluções mais estratégicas e sustentáveis. Afinal, as empresas de Data Center precisam encontrar maneiras de manter um nível de excelência de seus serviços mesmo diante do problema da energia crítica.
Então, o que acha de saber tudo sobre energia renovável em Data Centers? O maior avanço nesse sentido é, sem dúvidas, o uso de energia limpa e renovável na manutenção de Data Centers. O Brasil e a América Latina têm um grande potencial, com destaque para:
- energia solar;
- energia eólica;
- energia hídrica.
É importante destacar que os investimentos em energia verde podem ser feitos por meio de sistemas próprios ou pela compra de energia sustentável no mercado livre de energia. Inclusive, a Ascenty já opera com 100% de energia verde.
Iniciativas sustentáveis em Data Centers: múltiplas ações e um só objetivo
Além da priorização pelo uso de energia renovável nos Data Centers, as empresas do setor estão cada vez mais empenhadas em fazer a diferença. Assim, aplicam uma série de pequenas ações que, quando acumuladas, conduzem a uma operação mais sustentável.
Acompanhe alguns exemplos que devem ser replicados!
Uso de métricas para monitorar a eficiência energética
Se a intenção é falar de tudo sobre energia renovável em Data Centers, precisamos mencionar algumas métricas que ajudam a monitorar e melhorar e eficiência energética desses gigantes da Era Digital, como:
- PUE (Power usage effectivenes): rastreia o uso de energia total da infraestrutura, determinando sua eficiência energética;
- CUE = indica a quantidade de dióxido de carbono emitido pelo Data Center por energia utilizada;
Virtualização de servidores
A virtualização de servidores é mais uma iniciativa que contribui para a superação do desafio da energia crítica em Data Centers. Isso porque, ao reduzir a necessidade de servidores físicos e retirar equipamentos legados e mais antigos, é possível tornar o ambiente mais sustentável.
Melhoria do sistema de refrigeração
O sistema de refrigeração é um dos maiores consumidores de energia dentro dos Data Centers. Exatamente por isso, os gestores estão investindo em equipamentos e processos mais modernos que garantam a redução do consumo de água e energia.
Uso de equipamentos mais eficientes
A troca de hardwares antigos por equipamentos mais eficientes é outro exemplo positivo em prol de um futuro verde. Essa ação é especialmente desafiadora em Data Centers construídos há muitos anos, já que as novas infraestruturas já estão sendo planejadas com um olhar sustentável.
Iluminação mais sustentável
As melhores empresas de Data Center investem de forma estratégica em todos os pontos que podem contribuir para a redução do consumo de energia. Nesse sentido, o uso de iluminação em LED e a automação do sistema merecem destaque.
Automação em Data Centers
Por fim, a automação é uma grande aliada da sustentabilidade. Ambientes modernos contam com processos automatizados que são muito mais eficientes, ágeis e sustentáveis.
Ou seja, a tecnologia entra como uma aliada para modernizar atividades e garantir a máxima eficiência do sistema, inclusive do ponto de vista energético.
O futuro dos Data Centers é verde. Participe dessa revolução!
É difícil falarmos de tudo sobre energia renovável em Data Centers, pois esse é um tema que está em plena evolução. No entanto, empresas e gestores do setor já deram os primeiros passos em prol do futuro das próximas gerações. Chegou a sua vez!
Ao investir no armazenamento de dados, é extremamente importante considerar o desafio da energia crítica. Afinal, a disponibilidade de suas informações depende disso.
O que acha de aprofundar um pouco mais no assunto? Confira como o Data Center Verde pode gerar redução de custos nas empresas!