SD-WAN x MPLS: Qual melhor opção para as necessidades do seu negócio?
Que tal ouvir o nosso conteúdo?
Muitos gestores que estão modernizando seu negócio se deparam com a questão SD-WAN x MPLS. Afinal, ambas tecnologias são utilizadas pelas empresas para fazer o gerenciamento e as operações de redes.
Entretanto, adotar a alternativa correta será decisivo para o desenvolvimento da sua organização, já que isso impactará na rotina dos colaboradores, nas suas finanças e na segurança.
Como essa escolha gerará muitos reflexos no negócio, é crucial que você leia este artigo no qual esclarecemos o conceito de SD-WAN, de MPLS, suas diferenças, entre outros tópicos relevantes. Acompanhe!
O que é SD-WAN?
Software-Defined Wide-Area Networking (SD-WAN) é uma abordagem baseada em software para gerenciar a WAN (redes de longa distância). As organizações usam essa tecnologia para fazer uma conexão entre sua rede e data centers.
Além disso, ela também atua em ambientes na nuvem, dispositivos dos colaboradores que trabalham de suas casas, entre outras situações.
Esse recurso possibilita que os gestores gerenciem o tráfego de dados, podendo definir formas prioritárias de troca de informações, como banda larga ou redes móveis (como LTE e 5G).
Na prática, a partir dele, é possível definir se os dados escolherão um caminho mais curto, confiável ou econômico. O SD-WAN também fornece conexões de redes confiáveis e seguras.
O que é MPLS?
Multiprotocol Label Switching (MPLS) é um protocolo usado para transportar pacote de dados da forma mais eficiente e rápida. Em outras palavras, é um recurso utilizado para mover arquivos, dados, vídeos e áudios.
Trata-se de uma tecnologia já consolidada no mercado há muitos anos. Atualmente, é uma opção que serve para implementar novos serviços nas redes de computadores. A popularidade dessa ferramenta se dá pelo fato de contribuir diretamente para a competitividade do negócio.
Para isso, o MPLS é uma escolha da operadora cujo objetivo é mapear a rede privada de IP do usuário e para estruturar tabelas de roteamento virtual à rede. Com isso, pode ser feito o encaminhamento dos dados e de informações de rotas a outros sites do cliente.
SD-WAN x MPLS: quais suas principais diferenças?
Quando se fala em SD-WAN x MPLS, ambas as soluções são similares em seus objetivos, já que buscam facilitar a gestão e o tráfego de redes. No entanto, elas têm diferenças marcantes que podem fazer toda a diferença no desempenho da sua empresa no mercado.
De forma geral, o MPLS permite que os usuários baixem, acessem e consultem arquivos de modo mais seguro e veloz a partir de outros pontos. Isso acontece porque ela conecta de maneira direta dois pontos, o que também evita perdas na qualidade da conexão ou do sinal.
Já o SD-WAN traz várias alternativas de conectividade, podendo fazer com que as informações sejam trocadas tanto por banda larga como redes móveis. O gestor deve gerenciar o tráfego para fazer com que os dados mais relevantes sejam transmitidos pela conexão que gere menos perdas.
Nesse cenário, o MPLS se torna mais vantajoso, pois melhora o funcionamento de aplicativos em tempo real e ajuda na produtividade dos colaboradores.
Além disso, todas as informações serão obtidas em menos tempo e com alta qualidade de serviço (QoS). Por exemplo, videoconferências e serviços VoIP poderão ser utilizados na rotina com a garantia de que funcionarão perfeitamente.
Por que escolher a rede MPLS?
Uma rede MPLS acaba sendo a melhor opção para um negócio que deseja desempenho, simplicidade, escalabilidade e segurança. Conheça seus benefícios a seguir.
Performance
Você observará um ganho significativo na performance do sistema pelo fato do MPLS ser aplicado em uma conexão local dedicada e os pacotes em redes viajarem por rotas pré-determinadas.
Ademais, os roteadores não precisam conferir o IP em cada etapa, fazendo com que o roteamento consuma menos recursos se comparado ao SD-WAN.
Ainda se pode conquistar performance de diferentes formas, como:
- As solicitações web são divididas entre diferentes rotas, o que evita congestionamento na rede e gargalos;
- Se houver tempos de inatividade, o MPLS altera o tráfego para uma rota alternativa, assegurando continuidade das operações;
- Os pacotes de dados têm maior eficiência e desempenho enquanto viajam na rede.
Simplicidade de uso
A rede MLPS pode ser utilizada pelos colaboradores assim que for instalada, sem precisar de configurações extras. Os usuários não precisam de conhecimento específico e não há outras complicações.
Como também, o MPLS é baseado na nuvem. Assim, a empresa que tem um parceiro estratégico e experiente em fornecer Data Centers poderá acrescentar novas conexões remotas sem precisar adquirir hardwares adicionais.
Essa tecnologia é viável em vários cenários de rede, o que facilita a escalabilidade.
Maior segurança
MPLS usa criptografia de ponta a ponta, permitindo que as informações se tornem ilegíveis para terceiros que tentem subtrair as informações.
Sendo assim, a tecnologia proporciona ainda maior proteção ao fluxo de múltiplos protocolos que têm padrões diferentes de criptografia, já que os dados não são conferidos pelos roteadores que os encaminham.
Quais as aplicações do MPLS?
São amplas as aplicações do MPLS, mas as principais delas são divididas nas áreas explicadas a seguir.
Engenharia de tráfego
Consiste em conduzir o tráfego de dados pelo backbone de rede. Quando usado juntamente às redes MPLS, a engenharia de tráfego direciona informações para fluir dentro de uma determinada rede, o que otimiza os recursos.
Além do mais, isso simplifica as operações de rede de IPs e aprimora a usabilidade de banda larga pelos roteadores.
Redes Privadas Virtuais (VPNs)
A Virtual Private Network (VPN ou Rede Privada Virtual) cria uma conexão para mover dados de forma segura. Ao unir VPN e MPLS, a empresa consegue maximizar sua segurança e agilidade na troca de informações simultaneamente.
Fornecimento de classe de serviços
QoS é a priorização de certos tipos de tráfegos na rede, o que é disponibilizado pelo MPLS de diferentes formas. Por exemplo, a rede pode privilegiar entrega de dados por voz, multimídia e aplicativos que funcionam em tempo real.
Como a Ascenty pode ajudar?
Graças à sua ampla expertise no mercado, a Ascenty consegue entregar redes MPLS com alta estabilidade e performance, permitindo que você transmita informações estratégicas com velocidade, baixa latência, grande capacidade de transmissão e ampla segurança. Todas essas vantagens ainda são garantidas por SLA, além disso a Ascenty tem um amplo ecossistema de conectividade com diversos parceiros de conectividade e que podem ser muito úteis em uma oferta de SD-WAN e apoiar na composição do seu projeto de conectividade, isso pelo fato da Ascenty ser 100% carrier neutral.
A Ascenty é a maior empresa de infraestrutura de Data Centers em toda a América Latina, atuando no Brasil, México e Chile.
Como se não bastasse, ela ainda oferece um atendimento de qualidade e suporte especializado, tendo profissionais à disposição para ajudar na implementação de tecnologias, transformação digital e resolução de quaisquer dificuldades que sua equipe encontrar.
Depois de entender sobre SD-WAN x MPLS, percebe-se que a última alternativa é a melhor para que seu negócio continue crescendo saudavelmente. Mas não é qualquer fornecedor que poderá satisfazer suas necessidades, sendo crucial que você aproveite dos serviços, atendimento e suporte de qualidade da Ascenty.
Conheça mais sobre a rede MPLS da Ascenty, seus outros serviços e soluções. Entre já em contato com a nossa equipe!