Ataques DDoS em dispositivos com IoT: entenda mais sobre o assunto
Sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e confira a narração profissional desse texto!
Computadores, tablets e smartphones são os alvos preferidos de ataques que visam coletar informações úteis para atividades ilícitas ou roubar suas informações com o intuito de fomentar fraudes. Aliás, segundo o relatório “Global DDoS Landscape Report”, realizado pela NSFOCUS, os ataques DDoS (de negação de serviço) cresceram 205% no primeiro semestre de 2022, em comparação com o primeiro semestre de 2021. Esse é o maior aumento desde 2018!
Ainda de acordo com esse relatório, 46% dos bots encontrados estavam em aparelhos com Internet das coisas, incluindo câmeras de segurança e roteadores.
As razões para uma invasão são diversas e, agora, quaisquer dispositivos alinhados com o conceito de IoT estão na mira de um DDoS, cuja meta é exceder os limites de um servidor. Isso acontece por meio de programas maliciosos que são instalados em diversos tipos de equipamentos que estiverem em rede.
O resultado desta ação é o acesso múltiplo e simultâneo a um serviço de e-mail ou a um site, tornando-os indisponíveis, por exemplo. Na prática, seria como se o DDos enchesse um supermercado com fregueses que não querem comprar nada, mas ocupam todo o espaço dos corredores, impedindo o fluxo de outros consumidores interessados em adquirir produtos.
Esse tipo de ataque consegue retirar muitos serviços importantes do ar, como sistemas e plataformas utilizadas por empresas. Continue a leitura para saber um pouco mais sobre o assunto!
Por que atacar dispositivos IoT e a cloud computing?
A IoT visa conectar diversos equipamentos eletrônicos de nosso cotidiano, como máquinas industriais, veículos, smartwatch, eletrodomésticos, entre outros dispositivos com acesso à internet. Além disso, ela conta com a ajuda da cloud computing, por meio dos diversos tipos de redes, para automatizar uma infinidade de serviços. Seu papel é processar e analisar o grande volume de armazenamento de dados (Big Data).
O DDoS, por sua vez, aproveita a vulnerabilidade de alguns aparelhos equipados com software embarcado que, algumas vezes não contam com uma boa proteção para a segurança da informação.
Toda esta integração torna os aparelhos IoT um terreno farto e atraente para os DDoS, e a quantidade de aparelhos com esta tecnologia sendo adquiridos é cada vez maior. Os ataques são feitos por meio de zumbis de uma botnet (rede de softwares ou bots), que conseguem gerar danos que ultrapassam a marca de terabits por segundo.
Como escapar de Ataques DDoS em dispositivos IoT?
Existem opções que protegem os dispositivos IoT, serviços em cloud e servidores para que não sejam atingidos pelos DDoS. Antes de mais nada, é importante trabalhar com a prevenção de ataques e, para isso, contar com um sistema de gerenciamento de ataques DDoS evita que o alto tráfego atinja a rede.
Sempre verifique os riscos de seus dispositivos, servidores e sites. Além disso, é possível evitar os ataques sem desconectar ou desligar o servidor. Assim, há algumas medidas que impedem a ameaça dos DDoS:
- Mantenha um registro de todas as alterações que forem realizadas na rede da empresa;
- Comece utilizando um bom Firewall e crie regras exclusivas e consistentes;
- Em seguida, mantenha sempre atualizado o sistema operacional, o firmware de roteadores, os programas utilizados no servidor e todos os dispositivos conectados à rede;
- Jamais descuide da vigilância do tráfego da rede;
- Faça testes de carga e testes de penetração constantemente;
- Realize o direcionamento dos Log’s de acesso e segurança dos ambientes críticos para um Log Center, de forma que possa ter total rastreabilidade dos ambientes;
- Utilize uma solução de Monitoração do tráfego de redes;
- Utilize uma solução de Clean Pipe (Solução de mitigação DDoS para ambientes de missão crítica).
A rapidez para eliminar este problema é extremamente importante e deve ser na medida certa para o ambiente da organização. Assim, uma solução eficaz, como a Proteção DDoS da Ascenty, protege as empresas, seus dados e seus clientes.
Conte com a Ascenty e tenha a melhor solução anti-DDoS
Para evitar que o seu negócio não seja afetado pela ameaça de ataques DDoS, o melhor que a sua empresa pode fazer é investir em uma solução eficiente para blindar sua infraestrutura. Mas como fazer isso? Bom, você pode contar com a solução Anti-DDoS da Ascenty!
Que tal entender como funciona e quais os benefícios dela para uma empresa? Na prática, a solução da Ascenty funciona em conjunto com um sensor de fluxo (NetFlow, sFlow, jFlow) ou de pacotes (in-line servers, port mirroring ou network TAPs).
O objetivo é analisar todo tráfego de dados, sem afetar o desempenho da rede e nem prejudicar a experiência dos usuários. Ou seja, sua infraestrutura é blindada por algoritmos analíticos avançados, que constantemente varrem sua rede para entender se existe algum indício de ataque malicioso.
Tamanho potencial permite que a Ascenty proteja sua infraestrutura de diferentes tipos de ataques, como:
- Volumétrico: é onde um bot ou uma série deles sobrecarrega sua banda, enviando uma série contínua de solicitações falsas para as portas abertas. Assim, a rede não consegue funcionar e trava, o que prejudica o funcionamento para os usuários reais.
- Por aplicativos: um ataque direto aos protocolos de segurança de aplicativos utilizados por uma empresa, inutilizando-os por determinado período.
- De protocolo: ataques direcionados para partes verificadoras de uma conexão ou para os próprios firewalls. O objetivo é enviar pings lentos ou malformados, com intuito de sobrecarregar a rede e ocasionar travamentos.
Os benefícios da solução da Ascenty
Os benefícios de contar com uma solução robusta para proteger sua infraestrutura são vários, incluindo:
- Disponibilidade: garantia de disponibilidade dos acessos da sua empresa mesmo durante eventuais ataques DDoS.
- Flexibilidade: a capacidade de mitigação e limpeza de tráfego pode ser superior à capacidade de banda IP alocada para a sua empresa, o que garante a mitigação de um volume superior de ataques, evitando indisponibilidades por estouro de tráfego de internet.
- Versatilidade: a solução Anti-DDos protege a rede da sua empresa contra as principais ameaças da atualidade, além do tráfego não autorizado, que acaba sendo um dos grandes responsáveis pelo congestionamento da rede.
- Agilidade: a Ascenty age rapidamente, de forma eficiente e estratégia para detectar os ataques que a sua empresa eventualmente possa sofrer.
E então, preparado para revolucionar seus mecanismos de segurança e evitar que a sua empresa sofra com ataques sérios como os DDoS?
Seja um cliente Ascenty!
A Ascenty é líder em data centers na América Latina, com cerca de 34 unidades em operação e/ou construção no Brasil, Chile, México e Colômbia. Todos eles estão localizados em pontos estratégicos do mapa, interligados por uma rede própria, nova e inovadora de fibra óptica, com mais de 5 mil km de extensão.
Toda essa infraestrutura, aliada à expertise comprovada com os vários certificados internacionais conquistados podem trabalhar a favor da sua empresa. Por isso, conte conosco não só para hospedar seus dados, mas para otimizar a proteção de suas operações.