Por que todas as empresas devem priorizar a Sustentabilidade Digital?
O que acha de ouvir este conteúdo? Essa é uma comodidade do blog da Ascenty. Basta clicar no play abaixo!
Falar sobre sustentabilidade digital é muito importante. Aliás, já faz algum tempo que as empresas começaram a investir tempo e dinheiro nesse sentido. Isso porque, com o agravamento das condições climáticas ao redor do mundo, é evidente que precisamos remediar as ações do homem na natureza.
À primeira vista, o digital pode parecer longe de ser o problema. No entanto, manter toda rede e ecossistema digitais custa caro para o meio ambiente.
Além da fabricação de componentes eletrônicos, é necessário muita energia para fazer toda estrutura de rede, dados, conteúdo e comunicação funcionar. Mas porque isso merece a atenção de sua empresa?
Simples: em pouco tempo, essa será uma das pautas mais importantes para todos os negócios. Que tal se o seu começar a se preocupar agora?
Neste conteúdo, explicamos tudo sobre a sustentabilidade digital, sua importância, o que uma empresa precisa para se tornar digitalmente sustentável e mais! Continue a leitura!
O que é a Sustentabilidade Digital?
A sustentabilidade digital é o conjunto de atividades relativas à gestão social, econômica e ambiental, aplicados a produtos, serviços e dados digitais online. Seu objetivo é avançar na direção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas por meio da implantação de tecnologias que criam, usam, transmitem ou fornecem dados eletrônicos — com foco no sustentável.
Além disso, os objetivos econômicos que orientam essas atividades focam na criação de valor para a sociedade e o meio ambiente. Para alcançar a sustentabilidade digital, as organizações usam tecnologias avançadas e eficientes, bem como práticas modernas de gestão de infraestrutura de TI.
As empresas que adotam a sustentabilidade digital como meta podem usar processos digitais, ferramentas e modelos de previsão para medir os ganhos potenciais em relação ao impacto que seu sucesso pode ter no meio ambiente.
Esses mesmos negócios são capazes de, então, trabalhar para mitigar qualquer impacto ambiental potencial de suas operações, enquanto ainda proporcionam bens e serviços valiosos a seus consumidores.
Como anda a preocupação das empresas com a sustentabilidade digital?
Atualmente, a preocupação com a sustentabilidade é crescente entre consumidores, organizações, iniciativas sociais e governos. Aliás, é difícil encontrar alguém que não pense sobre o assunto ou uma empresa que atue de forma irresponsável quando o assunto é meio ambiente.
Afinal, com os últimos avanços e mudanças no mercado, o mundo se tornou ainda mais dependente da tecnologia. No entanto, do outro lado da moeda, já entendemos que o uso intenso do ambiente digital e de seus recursos tem um preço.
É por isso que o termo sustentabilidade digital é tão relevante. Com essa prática, as empresas aproveitam o potencial da tecnologia, protegendo a natureza e sem comprometer seu sucesso.
A digitalização com foco na sustentabilidade permite que as organizações desenvolvam e implantem tecnologias para garantir competitividade e crescimento de longo prazo. Porém, tudo é feito dentro dos limites ambientais e seguindo o direcionamento dos objetivos estabelecidos pela ONU.
Com essa perspectiva, cada vez mais empresas buscam a sustentabilidade digital para:
- Reduzir custos, otimizar as operações de negócios e minimizar o impacto ambiental negativo;
- Gerar novos fluxos de receita e ter um efeito positivo na sociedade, desenvolvendo novos modelos de negócios disruptivos e transformadores ou propostas de valor;
- Usar tecnologia de ponta, como IA, ML, Blockchain e realidade aumentada para facilitar novos modelos de negócios e propostas de valor que possam atender às necessidades globais de maneiras radicalmente diferentes e sustentáveis.
E a sua empresa? Como aderir à sustentabilidade digital?
E então, como a sua empresa pode começar a desenvolver uma cultura de sustentabilidade digital que favorece os negócios e contribui com o meio ambiente? Pode parecer uma tarefa complexa, mas a verdade é que tudo começa com pequenas atividades.
Para te ajudar, separamos algumas dicas valiosas. Veja!
1. Otimize as operações internas
Busque informações de vários departamentos sobre quais aspectos a tecnologia pode melhorar e onde existem falhas ambientais. Ou seja, escute seu time e conte com o apoio de todos para identificar oportunidades de fazer a diferença.
2. Abrace o trabalho remoto
Reuniões virtuais e plataformas de comunicação digital demonstraram seu valor na redução dos custos de deslocamento, viagens de negócios e manutenção de espaços físicos de escritório.
Como prática de negócios sustentável, o trabalho remoto deve ser uma prioridade. Sendo assim, avalie os cargos e funções que podem exercer suas funções de casa e aposte nessa estratégia.
3. Escolha tecnologias com foco em eficiência energética
Vários elementos de infraestrutura, como servidores de dados, exigem quantidades significativas de energia para realizar seu trabalho.
Para evitar frustrar seus próprios esforços por meio do consumo excessivo, escolha ferramentas projetadas para eficiência energética. Além disso, invista em parcerias com fornecedores que usam fontes renováveis e são certificados em gestão ambiental.
4. Gerencie seus recursos de forma eficaz
Para implementar efetivamente as iniciativas de sustentabilidade, as organizações precisam integrar informações e processos de todas as funções de negócios sustentáveis em um banco de dados consolidado, a partir do qual podem ser monitorados e gerenciados.
Um sistema como o ERP permite que as empresas centralizem todas as atividades de negócios em um único sistema para que possam acompanhar seu desempenho, incluindo os indicadores de sustentabilidade.
5. Desenvolva parcerias estratégicas
Parceiros da cadeia de suprimentos, fornecedores de hardware e provedores de software, como serviço (SaaS), podem ajudar a fornecer os recursos, experiência e infraestrutura para apoiar seus esforços de sustentabilidade digital.
Portanto, escolha aqueles que já engajam, se preocupam e investem na questão sustentável, para assegurar que todo seu supply chain se alinhe aos seus objetivos.
Como a Ascenty trabalha o conceito de sustentabilidade digital?
A sustentabilidade digital é um tema sério na Ascenty, que possui certificações como a ISO 14001, ISO 45001, ISO 50001 e o certificado de Carbono Neutro. Aliás, todos estão voltados para as diretrizes ESG — que focam em sustentabilidade, governança e ações sociais.
Líder em data centers em toda América Latina, a empresa entende que sua infraestrutura demanda energia. Por isso, aposta em soluções, boas práticas e inovações que tornam suas operações 100% alinhadas à sustentabilidade digital e física.
Que tal seguir aprendendo sobre o conceito? Então confira nosso artigo sobre TI Verde e sua importância para as empresas!