A importância do SLA de atendimento na hora de contratar seu provedor de colocation
Que tal ouvir o nosso conteúdo?
Um dos aspectos mais essenciais para a contratação de um provedor de Colocation é, sem dúvidas, o cumprimento dos níveis de serviços e atendimento acordados, conhecido como SLA.
Como o Colocation é um serviço fornecido ao cliente, é prática comum de mercado que os provedores ofereçam diferentes SLAs — que vão ditar o nível de serviço e suporte dado, bem como outros termos da relação.
O objetivo é, justamente, garantir que nenhum lado saia perdendo e que as expectativas estejam alinhadas quando o negócio é fechado.
Neste conteúdo, vamos abordar o tema mais a fundo, explicando o que é um SLA de atendimento de qualidade e qual a sua importância na contratação de Colocation. Vamos lá?
SLA: o que é?
SLA, sigla para Service Level Agreement (ou Acordo de Nível de Serviço), é um acordo que formaliza os detalhes relativos à prestação de serviços, como tudo que deve ser cumprido e os responsáveis por tal.
É um documento completo, um verdadeiro contrato entre provedor e cliente, que torna mais transparente o nível de serviço previsto.
Tradicionalmente, os provedores de Colocation elaboram um contrato de nível de serviço (SLA) com o cliente para definir tudo que será prestado ao cliente, como:
- Os termos do acordo;
- Informações sobre o tempo de atividade;
- Diretrizes, métricas e relatórios;
- Restrições e cláusulas para que nenhuma parte possa tirar vantagem injusta.
É um acordo com instruções e cláusulas que cabem aos dois envolvidos: provedor e cliente, ditando suas responsabilidades e direitos. Assim, ambos ficam cientes de tudo que precisam cumprir para que a parceria funcione nos termos acordados, bem como também definem as penalidades caso haja falhas em cumprir o que foi definido no SLA de atendimento.
Para que serve e qual a importância do SLA de atendimento?
A importância do SLA de atendimento é servir como um acordo formal entre quem presta o serviço e quem paga por ele. Assim, proporciona mais segurança, transparência na gestão de entregas, define as responsabilidades e deixa claro quais as principais métricas.
Desse modo, o cliente sabe exatamente o que esperar da prestação de serviços e como medir seu desempenho, e no caso de descumprimento de algum termo, independente do envolvido, a empresa sabe quais seus direitos, penalidades e multas podem incorrer.
Outro ponto é que o SLA ajuda os clientes a se protegerem de cobranças indevidas.
Entenda os benefícios do SLA na hora de contratar um provedor de colocation
O SLA é um componente estratégico e essencial na hora de escolher o provedor de Colocation ideal para seu negócio.
Primeiro, vale ressaltar: sem SLA de atendimento, não há acordo! O documento serve de proteção tanto para sua empresa, no papel de cliente, quanto para o provedor. Ele delimita as responsabilidades e torna todo processo de prestação de serviço mais claro.
Que tal conferir mais sobre os benefícios? Separamos uma lista para você, veja só:
Garantia da qualidade do serviço prestado
Uma vez que o cliente fecha um contrato de prestação de serviço com um provedor, o mínimo que se espera é qualidade nas entregas.
No entanto, por vários motivos, muitas vezes essa não é a realidade.
O SLA funciona como uma garantia extra e definitiva de qualidade, estabelecendo as métricas para que os resultados e o desempenho sejam mensurados.
Dessa maneira, fica mais fácil para o cliente medir o nível de qualidade e se proteger de eventuais falhas na entrega.
Além disso, a “régua” que o SLA de atendimento estabelece serve para que o provedor jamais se perca na hora de prestar o serviço.
Pois ele sabe que, no momento que o fizer, pode haver consequências.
Outro ponto é que o SLA de atendimento ajuda os provedores a seguirem os padrões internos e mesmo externos, adequando-se mais rapidamente às rotinas dos seus clientes.
Traz transparência na negociação
Como pontuamos, o SLA de atendimento é o documento ideal para dar maior segurança aos envolvidos. Principalmente, pois promove garantias — inclusive jurídicas, por ter seus termos respaldados em contrato — que protege cliente e provedor.
Por exemplo, caso o cliente perceba que o serviço não é prestado com a qualidade esperada, basta mensurar as métricas e evidenciar as cláusulas, e é isso o que pode garantir uma rescisão amigável do contrato, permitindo que a empresa não sofra danos financeiros no processo.
Trata-se de uma garantia não apenas de segurança, mas de transparência em toda negociação — e na relação entre ambos os envolvidos.
Confere credibilidade
O SLA de atendimento é também um instrumento de credibilidade para os envolvidos, pois torna claras as responsabilidades e direitos.
Assim, não há cláusulas escondidas nas “letrinhas” e ambos os lados sabem exatamente o que esperar da outra.
É uma garantia de profissionalismo que gera confiança desde o dia 1.
Garante satisfação para quem contrata o Colocation
Por fim, se a sua empresa espera determinado nível de serviço de um provedor, nada a impede de defini-lo no SLA de atendimento. Suporte técnico, gestão da conta, service desk, tudo isso pode ser incluído no SLA a depender do que for contratado e da política do provedor em questão.
As melhores empresas do mercado oferecem SLAs flexíveis e completos, alinhados com as principais práticas nacionais e internacionais.
Desse modo, o cliente tem satisfação garantida e pode aproveitar de todos os benefícios do Colocation, sem se incomodar, sem dores de cabeça ou quedas na qualidade.
E a sua empresa, já conta com um Colocation de qualidade, com diretrizes de qualidade definidas em um SLA de atendimento que só beneficia seu negócio?
A Ascenty, líder em data centers e Colocation na América Latina, além de oferecer o melhor serviço, também define seus SLAs de acordo com as necessidades da sua organização!
E como a Ascenty garante o melhor nível de serviço para sua empresa?
Simples: além de mais de 12 anos de experiência no mercado, a Ascenty conta com mais de 28 data centers (em operação ou construção) no Brasil, México e Chile.
Além de estarem localizados em locais estratégicos por todo o mapa, são interligados por uma rede de fibra óptica nova e própria de mais de 5.000 km de extensão, rede que também é utilizada para conectar seus clientes diretamente às principais estações de cabos submarinos de São Paulo, Rio e Janeiro e Fortaleza.
Tudo isso garantiu à Ascenty a posição de é líder do quadrante de Colocation no Brasil do ISG Provider Lens™ 2020.
Que tal conhecer mais sobre as soluções de Colocation da Ascenty e tornar sua empresa um case de modernidade? Converse conosco!