TI verde: conheça esse conceito de sustentabilidade tecnológica
Que tal ouvir o nosso conteúdo?
A Green IT ou TI Verde é um conceito novo, que prega pelo uso sustentável dos recursos no setor de Tecnologia e Informação — seja nos setores das empresas, como nas empresas que desenvolvem, produzem e comercializam tecnologias, dispositivos e sistemas tecnológicos.
Ou seja, a TI Verde trata-se de um esforço consciente de empresas para utilizar a tecnologia de maneira ambientalmente correta no local de trabalho.
Assim, ele incentiva as empresas a reduzir o consumo de energia, limitar o desperdício de papel e usar mais serviços e aplicativos baseados em nuvem.
Que tal explorar mais a fundo o conceito de TI Verde, como funciona e sua importância no mercado corporativo de hoje? Então siga nosso conteúdo!
O que é TI Verde?
TI Verde refere-se ao conjunto de ações e táticas de um uso consciente e ambientalmente responsável de computadores e recursos de TI no ambiente de trabalho.
Em outras palavras, a TI Verde é o estudo, engenharia, fabricação, uso e descarte de dispositivos de tecnologias e dispositivos de computação de forma a reduzir seu impacto ambiental.
Hoje, não é segredo que tudo que envolve a computação consome muitos recursos naturais: das matérias-primas necessárias para fabricá-los até a energia usada para operá-los — sem esquecer os problemas para descartá-los.
Para você ter noção, de acordo com dados de uma pesquisa da Perillon, 25% das empresas americanas admitiram estar trabalhando em mudanças em suas operações com foco em sustentabilidade, com foco em novas tecnologias eco-friendly.
Quais vantagens de adotar a TI verde na sua empresa?
Um dos grandes diferenciais da TI Verde é que ela não apenas traz benefícios para o meio ambiente, mas impacta positivamente nos negócios e na experiência de seus clientes. Ou seja, um ciclo completo de vantagens.
Mas… Quais seriam elas? Sabemos que pode ser difícil descrevê-las ao olhar para o conceito de TI Verde de longe.
Então, aproximamos a perspectiva e escolhemos alguns dos principais benefícios desse conceito para você conferir, veja só:
Ajuda o meio ambiente
A TI Verde ajuda as empresas a contribuir com a questão ambiente de múltiplas formas, sendo:
- Redução do uso de água: Torneiras aeradas, vasos sanitários eficientes e sistemas de cronometragem externos podem reduzir significativamente o uso de água. Uma solução já comum são as torneiras com sensor de movimento que desligam automaticamente.
- Redução do uso de papel: Uma empresa paperless é amiga do meio ambiente, pois elimina uma grande parte dos resíduos mais comuns do local de trabalho. É algo que reduz custos com armazenamento e descarte.
- Redução do uso de energia elétrica: Pequenas mudanças, como o uso de iluminação LED, podem economizar muito dinheiro todo mês.
Melhora a imagem da empresa em relação ao mercado
Hoje, cada vez mais consumidores são ambientalmente conscientes e preocupados.
Na verdade, de acordo com dados da INC., 73% dos millennials estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis, bem como fazer negócios com empresas que são ecologicamente corretas.
Ao anunciar (e mostrar) sua empresa para o público em geral como verde, você pode ver um aumento significativo nas vendas e leads.
É claro, você precisará de um bom marketing, mas as ações internas de TI Verde conversam com uma boa parcela de clientes, atraindo sua atenção.
Melhora o desempenho dos colaboradores
Afinal, como pode a TI Verde impactar na produtividade? Veja só:
É muito mais fácil encontrar documentos na nuvem do que vasculhar um arquivo físico!
Com a TI Verde, você é obrigado a investir em soluções digitais para solucionar problemas e ajudar nas tarefas corporativas do dia a dia.
Falamos tanto de soluções na nuvem, como já citamos, como também o uso de dispositivos móveis.
Na verdade, algumas organizações podem ter melhorias de até 25% na produtividade, apenas por mudar para uma plataforma digital de operação.
Assim, sua empresa pode até mesmo conquistar receitas adicionais e desenvolver novos modelos de negócio.
Outro ponto é que a TI Verde pode também ser responsável por melhorar a qualidade do ambiente de trabalho.
Isso se dá com uso de soluções tecnológicas que controlam a qualidade do ar, a temperatura e mesmo a umidade do ambiente.
Diminui os custos da empresa
Com a TI Verde, você pode eliminar (ou reduzir) vários centros de custo da sua operação. Um exemplo é com os materiais de escritório!
Os gastos com canetas, clips, marcadores e muito mais podem ser reduzidos com uso de sistemas, softwares e soluções baseadas na nuvem.
Veja bem: quanto sua empresa gasta com tinta de impressora, manutenção e substituições? Apostamos que esse valor é bem alto!
Com a migração para uma operação digital, apoiada na TI Verde, é possível reduzir todos esses gastos.
Como começar a implementar a TI verde no seu negócio?
Agora, tornar sua operação mais verde é um desafio. Há várias etapas relacionadas a essa transformação. No entanto, você sabe como começar a implementar a TI Verde? A seguir, te mostramos os principais passos, confira!
Invista em soluções na nuvem
Seu principal amigo na jornada pela TI Verde é o cloud computing.
Com a nuvem, você digitaliza sua operação — parcial ou completamente — e pode aproveitar de soluções terceirizadas (SaaS, PaaS e IaaS) para maximizar sua produtividade e, claro, reduzir custos.
Além disso, dependendo do provedor que você escolher, pode aproveitar de recursos diferenciados e todo um ecossistema de conectividade capaz de melhorar sua operação.
Opte por soluções paperless
Um grande primeiro passo para tornar sua TI Verde é investir em soluções paperless. Lembra do SaaS, PaaS e IaaS que mencionamos? São boas alternativas para você reduzir o uso de papéis (bem como reduzir a necessidade de armazená-los).
Oriente a sua equipe
Treinamento, qualificação e orientação são necessários para que sua equipe não apenas entenda o que é, mas porque é importante aplicar os preceitos da TI Verde.
Opte por parceiros preocupados com essa questão
E claro, lembre-se que a TI Verde é o resultado de todo um ecossistema de empresas investidas nessa ideia.
Por isso, procure fazer negócios com fornecedores preocupados com o meio ambiente, adeptos da TI Verde.
Uma forma de garantir isso é fazendo negócio com parceiros comerciais com certificados reconhecidos, que sigam padrões mundiais de avaliação.
A Ascenty, por exemplo, possui vários certificados. Relacionados à sustentabilidade de forma direta, são dois:
- ISO 14001 (Meio Ambiente): A certificação ISO 14001 garante que a Ascenty opere em conformidade com as leis vigentes e com total respeito ao meio ambiente, contribuindo dessa forma para uma qualidade socioambiental correta e adequada ao planeta.
- ISO 50001 (Gestão Energética): A energia é o principal insumo para o bom funcionamento de um Data Center. Com base nisso, a Ascenty, que possui mais de 20 Data Centers de alta capacidade energética, trabalha com foco na utilização eficiente da energia elétrica em seus sistemas. A empresa direciona esforços para treinar e qualificar os times técnicos para garantir a melhoria contínua dos seus processos, seguindo sempre a legislação vigente.
E então, gostou de aprender mais sobre a TI Verde? Esse é um conceito importante que nós da Ascenty acreditamos e investimos cada vez mais!
E agora, que tal seguir aprendendo sobre gestão de TI e soluções que melhorem sua infraestrutura de dados? É só continuar de olho em nosso blog!