Como manter a segurança corporativa e proteger informações?
Há anos, os gestores, além de terem que elaborar estratégias para garantir o crescimento financeiro da empresa e fazê-la conquistar vantagens competitivas em meio às céleres mudanças do mercado, passaram a enfrentar um novo desafio: as falhas de segurança corporativa.
Estes problemas comprometem não apenas as informações do negócio, como salários de funcionários e planejamentos estratégicos, mas também os dados sigilosos e a confiança dos clientes.
E para evitar que a empresa fique exposta a estes riscos, os responsáveis precisam definir estratégias de segurança e novas políticas operacionais que abranjam ferramentas, equipes e processos, mantendo o equilíbrio entre as prioridades de proteção e a agilidade exigida pelo negócio.
A seguir, preparamos algumas medidas que devem ser seguidas pelas organizações para se protegerem contra invasões e a garantia da segurança dos dados da empresa:
Proteja a empresa dos riscos externos
Anos atrás, os cibercriminosos tinham como alvo apenas as empresas de grande porte e os órgãos do Governo. Mas hoje, eles miram também em pequenas e médias organizações, como e-commerces de pequeno porte, administrados apenas por um computador, e plataformas de comércio eletrônico com centenas de equipamentos e milhares de clientes.
Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Edelman Privacy Risk Index, que entrevistou 6.400 executivos de 29 países, 81% deles acredita que sua empresa não tem treinamento, experiência ou tecnologia para proteção, enquanto 73% dizem não contar com recursos adequados.
Estes dados são extremamente preocupantes, pois, independentemente de seu porte, a empresa precisa contar com o apoio de recursos de segurança.
Os mais utilizados são os antivírus, firewalls, AntiSpam e networkings, que possuem funcionalidades extras de segurança e garantem a proteção de todos os departamentos da empresa.
No mercado, existem soluções que estão disponíveis tanto nas versões físicas — hardwares — como nas virtuais — softwares, hospedados em cloud computing.
E quando integrada, a arquitetura de segurança possibilita aplicar políticas de proteção em todos os pontos de controle, mesmo sem intervenção manual para prevenir ataques.
Sem uma estrutura adequada, é impossível a empresa ter uma blindagem eficiente, que dê a ela condições de se proteger e de restabelecer seu funcionamento após uma invasão.
Fique de olhos nas ações de seus funcionários
Para evitar ataques e o vazamento de informações, os gestores precisam focar na prevenção.
Implementando uma forte política de segurança, aliada a um ótimo software de prevenção de vazamento de dados, o que no mercado são conhecidos como DLP (Data Loss Prevention).
À medida que as políticas de segurança e os softwares são implantadas nos ambientes de negócios, os funcionários também precisam ser conscientizados através de reuniões e programas de treinamentos acerca de ameaças que podem colocar em risco os dados da empresa e dos clientes.
O golpe de Phishing (em português, pescaria), por exemplo, ocorre quando os golpistas tentam conseguir cliques ao enviarem e-mails com informações relevantes, atraindo a atenção do funcionário.
Assim, este colaborador acaba clicando no link malicioso contendo um vírus que rapidamente se espalha pela empresa, gerando prejuízos financeiros que podem levar ao seu fechamento.
Muitas organizações já utilizam programas de DLP que classificam os tipos de arquivos, e baseado nessa classificação, eles poderão ou não ser copiados, anexados, modificados.
Em casos de qualificação restrita é aplicado no dado uma criptografia que blinda o dado em caso de roubo da informação.
Estabeleça uma política de segurança móvel
Segundo a consultoria Cisco, 9 bilhões de dispositivos móveis estavam conectados à Internet em 2012.
E juntamente com o ritmo acelerado da aquisição de smartphones e tablets no mundo inteiro, cresce também a preocupação das empresas em administrar sua utilização dentro do ambiente corporativo.
Isso porque os cibercriminosos podem tentar infectar os aparelhos dos funcionários com um malware que, se conectado a algum computador ou internet da empresa, pode colocar seus dados e sistemas em risco.
Por isso, a empresa também deve elaborar uma política de segurança móvel, abordando riscos associados a cada dispositivo e os procedimentos que devem ser seguidos pelos colaboradores.
E para assegurar o cumprimento das políticas e diretrizes, os gestores precisam estabelecer práticas rigorosas de monitoramento e implementar tecnologias de base, diminuindo assim os riscos relacionados à segurança de dados e uso de aparelhos móveis.
Por conta disso muitas empresas estão adotando sistemas de segurança, nos quais nenhuma informação da empresa fica armazenada no dispositivo, mas são acessadas e somente vistas nos dispositivos móveis. Isso diminui o risco do vazamento da informação.
Monitore e limite os direitos de acesso
Você já parou para analisar os níveis de acesso de seus funcionários?
Toda empresa deveria estabelecer uma hierarquia, confiando os acessos mais sensíveis apenas aos profissionais capacitados.
Muitas vezes, o uso de algumas ferramentas simples já garante maior nível de segurança à informação, especialmente em micro e pequenas empresas.
Já em empresas maiores, há sistemas que centralizam os acessos e monitoram os mesmos, de forma a assegurar que não haja violações na política de segurança.
Essa ação é essencial no enriquecimento de suas medidas de proteção e pode evitar grandes dores de cabeça no futuro.
Aposte na criptografia
A criptografia é um termo complexo e extremamente abrangente, mas que deve fazer parte do dia a dia das organizações.
Ao criptografar a troca de dados dentro de sistemas da empresa (ou do seu sistema para um terceiro), você assegura a confidencialidade e integridade das informações, blindando-as de acessos não autorizados.
Na prática, a criptografia pode ser aplicada de diferentes formas, mas é um conjunto de práticas que protege dados de modo que apenas o emissor e o receptor dessas informações possam decifrá-los.
Ele não “esconde” uma troca de dados, mas de certa forma embaralha o seu conteúdo, de modo que seja praticamente impossível decifrá-lo sem conhecer a chave.
Adotar sistemas que utilizam a criptografia garante que sua empresa se mantenha em dia com as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados, bem como blinda os dados pessoais e corporativos.
Conte com a redundância de sistemas
Ao longo de nossos posts aqui no blog, várias vezes já mencionamos a necessidade de as empresas modernas investirem na redundância de sua infraestrutura de TI.
Ou seja, em sua replicação de modo a garantir a continuidade das operações.
Assim, caso um servidor, equipamento como nobreak ou roteador, ou mesmo seu data center inteiro tenha um problema, há um substituto pronto para assumir seu lugar em caráter imediato.
A redundância é o alvo da vez para empresas que não podem permitir que seus sistemas parem.
Esteja atento com a conformidade legal
Previamente, já mencionamos o quão importante é para sua empresa se manter em conformidade com as diretrizes legais de proteção aos dados.
Leis como a LGPD no Brasil e a GDPR na Europa, apesar de novas, já estão valendo e sendo aplicadas por órgãos regulamentadores.
No caso brasileiro, a não conformidade pode render multas e sanções pesadas.
Dependendo da infração cometida, a multa aplicada pelo governo pode ser de até 2% de seu faturamento anual ou no máximo R$ 50 milhões.
Além disso, conforme a gravidade do que for constatado, a empresa pode ser obrigada a exercer suas atividades, o que ocasionaria o seu fechamento.
Mas como garantir a conformidade com a lei?
Bom, o primeiro passo é analisar toda infraestrutura de dados e TI de seu negócio, identificando os erros, pontos fracos e oportunidades de melhoria.
Se a sua organização nunca prestou atenção no assunto, acredite: há várias ações a serem realizadas.
No entanto, é possível organizar essa jornada, aderindo à boas práticas e adotando sistemas, soluções e softwares que simplificam o processo.
Para isso, você pode contar também com a Ascenty!
A Ascenty, líder em Data Centers em toda América Latina, já conta a anos com uma infraestrutura e processos voltados para total segurança da informação de nossos clientes.
Entre as certificações que possui que podem atestar isso, incluem-se o ISO 27001 e PCI – DSS Compliant.
Que tal descobrir mais sobre como a Ascenty pode ajudar seu negócio? Marque uma reunião com um de nossos especialistas agora mesmo!